Quais alimentos fazem bem para os olhos além da cenoura?
3 de outubro de 2017
3 recomendações para a sua próxima consulta ao oftalmologista
9 de outubro de 2017
Outubro Rosa

O mês de outubro começou e com ele, veio à tona uma nobre campanha que visa conscientizar as mulheres acerca da Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. Mais do que uma campanha, o Outubro Rosa trata-se de um verdadeiro movimento, de alcance mundial.

A simbologia do laço rosa, aliás, remete exatamente a luta contra o câncer de mama, além de buscar motivar a participação das pessoas, de empresas e entidades em geral, com a distribuição de bottons, broches em forma do laço, e até mesmo em fotos de perfil nas redes sociais.

Este laço foi lançado no final do século XX, em uma corrida realizada na década de 90, sendo idealizado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Qual o objetivo do Outubro Rosa?

Os dados não mentem: o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete e mata mulheres nos 4 cantos do mundo. Neste sentido, o objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção para este fato, e em uma verdadeira ação social e global, estimular que as mulheres estejam atentas à doença e como preveni-la.

Sendo assim, a participação de empresas, clínicas, estabelecimentos comerciais em geral, bem como Ongs, entre outras entidades, tem papel fundamental no auxílio às mulheres, promovendo atividades focadas à conscientização sobre o câncer de mama.

30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis

De acordo com matéria publicada no Portal G1 “30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis”. ( Fonte: https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/clinica-da-mulher-realiza-acoes-para-campanha-outubro-rosa-em-caruaru.ghtml).

Além da necessidade de se adotar um estilo de vida mais saudável, com atividades físicas, dieta balanceada, entre outros aspectos, é imprescindível adotar a prática do autoexame dos seios, para detectar previamente a existência de algum nódulo e assim, realizar os procedimentos médicos necessários para identificar se o nódulo é benigno ou maligno.

Após o diagnóstico, caso seja apontado que o caroço no seio seja maligno, o tratamento adequado indicado pelo médico contribuirá para barrar a evolução da doença e exterminá-la.

Para tanto, é preciso que o caroço seja detectado o quanto antes. Além do autoexame, fazer o acompanhamento médico periódico deve ser algo recorrente na vida de toda mulher.

Exames como mamografia, por exemplo, são extremamente relevantes para que, no caso da mulher ser acometida do câncer de mama, ele seja detectado precocemente, aumentando assim as chances de efetuar um tratamento efetivo e bem-sucedido.

Por mais que tocar o corpo e reconhecer mudanças que possam indicar a doença, seja importante, até mesmo levando em conta a necessidade do empoderamento feminino, consultar o médico regularmente é fundamental.