Catarata é um problema natural da idade?

Problemas de visão durante a infância
17 de outubro de 2018
Hordéolo: O que é?
26 de outubro de 2018

A catarata pode ser sim um problema que vai se desenvolvendo de acordo com o envelhecimento do nosso corpo, porém ela pode não seguir necessariamente esta regra. A doença consiste na opacidade do cristalino, que é a lente natural do olho, deixando a visão mais embaçada, e cada vez menos nítida. Com o tempo, a qualidade da visão vai piorando, podendo até chegar em casos mais extremos, como a cegueira.

A catarata senil, que é a que ocorre por conta do envelhecimento, é dividida em três tipos:

1- Nuclear: ocorre no centro do cristalino, tornando o núcleo do olho turvo ou opaco, onde o centro do olho pode ganhar uma coloração mais amarela ou castanha;

2- Cortical: aparece na forma de cunha, e se localiza em volta das extremidades do núcleo;

3- Subcapsular Posterior: afeta a parte de trás do cristalino, e se forma mais rapidamente que os dois outros tipos.

Mas também é possível que a doença apareça de outras formas menos comuns, como por exemplo a catara congênita, que se forma durante o primeiro ano do bebê, ou a catarata secundária, que é causada por doenças como glaucoma e diabetes, ou pelo uso de medicamentos esteroides. Há também a catarata traumática, que pode se desenvolver a partir de uma lesão no olho, e a de radiação, que pode acontecer depois de tratamentos que se utilizam de radiação, como o câncer.

De qualquer forma, o problema pode ser resolvido por meio de cirurgia, mas ao se tratar de uma doença que pode ocorrer de forma natural ao passar dos anos, o cuidado periódico é muito importante. Consulte o oftalmologista de sua preferência com determinada frequência, e cuide do sentido que te faz enxergar a vida colorida todos os dias.