Problemas de visão durante a infância

Principais problemas de visão na terceira idade
10 de outubro de 2018
Catarata é um problema natural da idade?
22 de outubro de 2018

Quando falamos da saúde ocular de crianças, pode-se pensar em problemas que nascem com elas, ou que podem se desenvolver logo nesta fase da visa por meio de alguns fatores. Problemas como astigmatismo e hipermetropia são os mais comuns entre bebês e crianças, por exemplo, mas além destes, algumas doenças como miopia e estrabismo, podem se manifestar durante o período escolar.

De qualquer forma, pode-se atribuir alguns destes problemas ao grande esforço intelectual dentro da sala de aula, e ao uso de aparelhos eletrônicos desde muito cedo, como a televisão, computadores e celulares, que exigem bastante do sistema visual da criança, podendo até mesmo afetar o seu desenvolvimento ocular.

Segue alguns dos sintomas e cuidados para os problemas oculares possíveis:

-Miopia (bebês e crianças): Neste caso, há dificuldades para enxergar de longe; crianças com este problema geralmente são mais tímidas e distraídas, e possuem preferência por atividades como trabalhos manuais, leitura e pintura. Os sintomas podem ser confundidos com transtornos como dislexia, por isso é recomendado ir primeiro a um oftalmologista.

-Hipermetropia (bebês e crianças): Ao contrario da miopia, a hipermetropia causa dificuldades para enxergar de perto; crianças que possuem este problema geralmente precisamforçar a vista par conseguir enxergar, ocasionando dores de cabeça e nos olhos, lacrimejamento, e o ato de piscar frequentemente. Na maioria das vezes, elas preferem brincar ao ar livre.

-Astigmatismo (crianças): O problema causa uma visão deformada, tanto para perto quanto para longe; pode estar associada tanto a miopia quanto a hipermetropia.

-Ambliopia ou olho vago (crianças): A doença consiste na perda parcial da visão em um ou nos dois olhos, e que não pode ser corrigida através de lentes; a doença se manifesta na idade infantil, e se não tratada antes dos 7 anos, é possível que haja grande perda de visão, já que o olho não se desenvolve adequadamente, e com o tempo vai deixando de funcionar.

Estrabismo (bebês e crianças): O problema causa a perda de paralelismo dos olhos, causando o que vulgarmente chamamos de “olhos vesgos”. O defeito é grave, e necessita de avaliação médica imediata.

Por fim, se a criança apresentar alguns sintomas como dores de cabeça ao chegar da escola, olhos irritados ou dificuldade de leitura e escrita é provável que possa ser alguma complicação na visão. É preciso estar atento, e consultar um médico oftalmologista caso haja a percepção de alguns destes sintomas, já que eles podem acabar prejudicando a vida escolar e social da criança.