A importância da adaptação da lente de contato em uma clínica

Veja respostas para as 4 perguntas mais comuns sobre saúde ocular
17 de agosto de 2017
Portador de diabetes deve ter cuidados mais especiais com os olhos?
28 de agosto de 2017

Alternativa muito relevante para pessoas que buscam corrigir questões oculares, ou mudar a estética visual, a lente de contato apresenta uma série de benefícios, bem como opções, variando sempre de acordo com a necessidade do paciente.

Cada vez mais populares, é preciso, no entanto, ficar atento ao uso indiscriminado, haja vista que a adaptação da lente de contato demanda prescrição do médico oftalmologista, e também, testes em uma clínica, para que se possa fundamentar o uso deste acessório.

Adaptação da lente de contato em uma clínica: indicação, adaptação e acompanhamento de lentes de contatos

Nunca se falou e se usou tanto, lentes de contato, como agora. Com este “boom”, ligou-se também um sinal de alerta: muitas pessoas passaram a usá-la, sem a avaliação ou indicação de sua necessidade, por meio de um médico e profissional da área oftalmológica.

Em decorrência disso, não são raros os relatos e histórias de pessoas que tiveram complicações visuais, ao invés de tratar e solucionar problemas na visão.

Em vista deste quadro, o Conselho Federal de Medicina (CFM), chegou a publicar uma resolução, onde deixa explícito o fato de que somente médicos podem indicar o uso, e que a adaptação da lente de contato e todos os testes necessários para que seja solicitado seu uso, sejam feitos em uma clínica especializada.

A norma em questão chamada de resolução 1.965 do CFM, publicada no Diário Oficial da União (DOU), prescreve as seguintes etapas para o procedimento adequado:

  1. Consulta médica;
  2. Exames complementares;
  3. Avaliação clínica da escolha das lentes;
  4. Processos de adaptação;
  5. Controle médico periódico.

Lentes de contatos: material, modelo, desenho e outros parâmetros técnicos

Como sabemos, há vários tipos de lentes, variando desde o formato, desenho, modelo e material.

Dentre as opções, temos:

  • Lentes gelatinosas esféricas, de uso diário;
  • Lentes multifocais;
  • Lentes filtrantes,
  • Lentes coloridas;
  • Lentes rígidas;
  • Lentes siliconadas;
  • Lentes terapêuticas;
  • Lentes fluorcaronadas;
  • Lentes flexíveis;
  • Lentes híbridas;
  • Lentes descartáveis, entre outras.

No entanto, engana-se quem acredita que possui autonomia para escolher o modelo e tipo que melhor lhe agrade.

Apenas um profissional oftalmologista pode determinar de maneira coerente, qual o tipo e modelo de lente de contato irá suprir as necessidades oculares de cada paciente.

Não importa se a intenção do uso da lente é para mudar a cor dos olhos ou para efetuar a correção da visão, é imprescindível realizar a consulta médica e passar por todas as etapas de procedimentos para a adaptação da lente de contato em uma clínica.