Portador de diabetes deve ter cuidados mais especiais com os olhos?

A importância da adaptação da lente de contato em uma clínica
18 de agosto de 2017
3 razões para consultar um Oftalmologista antes da visão embaçar
30 de agosto de 2017

medicine, age, diabetes, health care and old people concept - senior man with glucometer checking blood sugar level at home

Não é de hoje que se fala entre a relação da diabetes com a saúde ocular, não é mesmo? Mas, é preciso ter alguma preocupação mais intensa quanto a visão, no caso do paciente ser portador da doença?

Se sim, quais cuidados devem ser levados em conta, neste sentido? É sobre esse tema relevante que iremos abordar neste artigo, confira.

Diabetes: doença progressiva

Por ser uma doença progressiva, o tratamento da diabetes implica sobretudo, em mantê-la sob controle, para que, desta forma, o paciente não sofra nenhum ônus. No entanto, quando não se faz o tratamento de foram adequadas, a concentração de glicose nos vasos sanguíneos é elevada e passa a comprometer o organismo da pessoa.

Com a alta taxa de glicose nos vasos sanguíneos, eles passam a ser afetados, atingindo inclusive os olhos. É exatamente aí que mora o perigo, haja vista que o risco de uma pessoa com diabetes ficar cega, é cerca de 25 vezes maior do que as demais pessoas que não são diagnosticadas com a doença.

Cuidados do paciente diabético relacionados à visão

Desta forma, não é exagero algum afirmarmos: é demasiado importante atentar-se de forma especial quanto aos cuidados que o paciente diabético deve nutrir em relação à visão.

O principal deles, é sem dúvida, manter o nível de açúcar no sangue, controlado. Caso contrário, poderá ocorrer lesões no vaso dos olhos, o que implica na retinopatia diabética. Você sabe o que é a retinopatia diabética?

O que é a retinopatia diabética?

Um dos grandes perigos da retinopatia diabética é que, em alguns casos, ela não demonstra indícios, o seja, quando o paciente se dá conta, ela já está num grau elevado. Se o diagnóstico for feito muito tarde, ela pode causar a cegueira.

Ela se caracteriza pela incidência de microaneurismas que causam modificações na retina, tudo desencadeado pela diabetes e a falta de controle das taxas de açúcar no sangue.

Para manter esta ameaça afastada, fora a necessidade de controlar níveis glicêmicos, todo paciente portador de diabetes, seja do tipo 1 ou 2, obrigatoriamente deve ter o cuidado de realizar o exame do fundo de olho, no mínimo, anualmente.

O acompanhamento médico, tanto com o endocrinologista que ajudará o paciente com a questão alimentar e controle glicêmico, quanto do oftalmologista que poderá avaliar a existência da retinopatia diabética e adotar o tratamento adequado, caso ela seja detectada, são fatores primordiais para o bem-estar e saúde ocular do paciente.