3 razões para consultar um Oftalmologista antes da visão embaçar

Portador de diabetes deve ter cuidados mais especiais com os olhos?
28 de agosto de 2017
Óculos escuros
Óculos escuros: muito mais que um acessório
12 de setembro de 2017

É muito comum que as pessoas procurem ajuda, sobretudo no campo da visão, somente quando começam a perceber que há algo incomodando. Porém, mais do que tratar possíveis mazelas nos olhos e proporcionar a melhora da saúde visual, o médico oftalmologista é um profissional de extrema necessidade para a prevenção de problemas relacionados com as vistas.

O ditado popular que afirma que é melhor prevenir do que remediar faz muito sentido, até porque, salvo raríssimas exceções, como em caso da perda de visão momentânea em decorrência de diabetes¹, é praticamente impossível reverter uma cegueira, por exemplo.

Pode ser que você nem se dê conta, mas neste exato momento, alguma doença visual talvez esteja prejudicando a saúde de seus olhos. Enumeramos 3 razões para que você vá até o médio oftalmologista antes de sentir as vistas embaçarem e ter a visão comprometida, confira.

  1. Glaucoma

Perigosíssimo, o glaucoma é uma doença que jamais retrocede seu avanço, ou seja, é progressiva e pode levar à cegueira. Caracterizado pela pressão alta nos olhos, a doença não apresenta sintomas, é silenciosa e para ser prevenida, é importante que ao menos uma vez por ano, se faça avaliações oftalmológicas e exame de fundo dos olhos.

Em tempo: o glaucoma é a principal causa de cegueira em pessoas com idade acima de 50 anos.

  1. Doenças relacionadas com a retina

Muitas vezes também silenciosas, as doenças que prejudicam a retina são mais do que bons motivos para você jamais descuidar da ida ao médico oftalmologista. Como só temos a sensibilidade de perceber problema da retina quando se atinge a região fora da mácula, quando o quadro já se apresenta com gravidade é que as pessoas correm até o oftalmologista, atrás de solução.

Algumas doenças que atingem a retina são:

  • Retinopatia hipertensiva
  • Descolamento de Retina
  • Retinopatia diabética
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade – DMRI
  • Tumores intraoculares, entre outras.

 

  1. Doenças sistêmicas

Um exemplo de doença sistêmica é a diabetes. Mas há outras, que são capazes de causar lesões oculares graves e muitas vezes, irreversíveis, como hipertensão arterial, artrite reumatoide, e muitas outras.

Se por acaso você sentir a visão embaçada, tenha em mente que pode significar algo além do que simplesmente ter que utilizar óculos. Cuide de sua saúde, sobretudo cuidando bem de sua visão.

Ir ao médico oftalmologista é acima de tudo, um ato de amor próprio, e a possibilidade de enxergar da melhor maneira, o que há de melhor na vida.

¹ caso da perda de visão momentânea em decorrência de diabetes: http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/saude/consegui-reverter-a-cegueira-causada-pela-diabetes-mudando-alimentacao/