Óculos escuros: muito mais que um acessório

3 razões para consultar um Oftalmologista antes da visão embaçar
30 de agosto de 2017
Aprenda a pingar colírio
14 de setembro de 2017
Óculos escuros

Manter a saúde visual em dia, requer alguns cuidados básicos, que muitas vezes, deixamos de lado, ou ainda nem nos damos conta.

Um exemplo claro de cuidado com os olhos, diz respeito ao uso de óculos escuros. Identificando prontamente como um estiloso acessório de moda, trata-se na verdade, de um forte aliado para nosso conforto visual, em ambientes com luzes e claridade elevada, e, mais do que isso, fundamental para proteger nossos olhos dos raios nocivos UVA e UVB.

Óculos escuros: cuidados fundamentais

Um fato corriqueiro e extremamente prejudicial à nossa visão, se dá no tocante a aquisição de óculos de sol sem procedência.

Lojas que vendem produtos falsificados e via de regra, barracas de rua onde ambulantes comercializam estes artefatos, são cada vez mais comuns, assim como o consumo pelo produto irregular, por meio do público.

Atraídos pelo valor “mais em conta” e pela variedade, ao comprar um produto como óculos escuros falsificado, além de adquirir um produto de qualidade inferior, a lente deste produto pode acarretar em problemas em seus olhos, como provocar lesões, por exemplo.

Isto ocorre, pelo fato do material não proteger os olhos dos raios nocivos do sol e da claridade, afetando assim a saúde visual do usuário.

Para se ter ideia, é mais saudável não utilizar óculos para proteger a visão, do que utilizar óculos sem procedência e garantia.

Faça chuva ou faça sol

Embora seja comum denominarmos óculos escuros como óculos de sol, sobretudo na infância, é importante fazer o uso deste acessório, mesmo em dias cinzas.

Pelo fato das nuvens não terem a efetiva capacidade de bloquear completamente os raios ultravioletas, se faz necessário proteger a visão da ação nociva deles, mesmo quando o tempo estiver nublado.

Uma eficaz barreira contra o vento

Quem pratica ciclismo ou algum outro tipo de esporte, sabe o quanto o fator vento pode ser uma barreira, sobretudo se ele levar até seus olhos, a inserção de um mínimo cisco, inseto, ou objeto estranho.

Sendo assim, usar este acessório garante mais tranquilidade contra o vento e situações neste sentido.

Além disso, usar óculos evita o secamento das lágrimas, em decorrência do vento.

Quanto a lente, leve em conta os seguintes fatores, para certificar-se de que adquiriu um produto de boa qualidade:

* Capacidade de filtrar cerca de 99% e 100% da radiação solar dos raios UV e luz azul;

* Não promover a distorção das imagens;

* Isolar a região em volta dos olhos, otimizando o combate ao envelhecimento.

Se tiver dúvidas quanto ao melhor óculos, consulte seu médico oftalmologista.