Veja respostas para as 4 perguntas mais comuns sobre saúde ocular

Retinopatia diabética
9 de agosto de 2017
A importância da adaptação da lente de contato em uma clínica
18 de agosto de 2017

Você costuma acreditar em tudo o que lê na internet? E quando o tema é saúde ocular? Já parou para pensar que muitas informações compartilhadas e replicadas de forma viral ne rede, nem sempre condizem com a realidade dos fatos?

É importante saber filtrar a disseminação errônea de determinadas “verdades”, que não tem referência confiável. Exatamente por isso, nossa equipe de especialistas em saúde ocular elencou de forma fidedigna e confiável, as 4 perguntas mais comuns sobre o tema, com suas respectivas respostas. Acompanhe a seguir promova o bem-estar de sua visão.

  1. Visita ao oftalmologista: há uma frequência ideal?

Das 4 perguntas mais comuns sobre saúde ocular, certamente esta é a campeã. Qual a frequência correta para se consultar com o médico oftalmologista?

A resposta é variável, uma vez que pessoas que dispensam correção ocular ou acompanhamento do grau, em princípio, não necessitam da mesma frequência do que pessoas que fazem tratamentos neste sentido.

Sendo assim, para quem não apresenta problemáticas relacionadas à visão, ir ao menos uma vez ao ano é recomendado, enquanto aqueles que fazem o acompanhamento, devem seguir as recomendações de seu médico oftalmologista quanto a frequência das consultas.

Desta forma, não há um padrão de frequência, podendo este variar de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

  1. Por qual motivo não se recomenda dormir com lentes de contato?

Apesar de algumas lentes serem desenvolvidas para atividades noturnas, não se recomenda dormir com lentes de contato. Isto porque a lente atua como uma espécie de bloqueadora de oxigênio nos olhos. Ela atua como uma barreira entre córnea e pálpebra, resultando em riscos para sua saúde ocular, como infecções, por exemplo.

  1. Visão 20/20: o que é?

Se trata de um termo que se refere às condições da visão do paciente. O primeiro 20, corresponde a distância que se fica na ocasião do Teste de Snellen, enquanto o outro 20 se refere até onde a maioria das pessoas consegue enxergar, nesta linha do teste.

  1. Como manter a visão saudável?

Uma alimentação balanceada e com alimentos que possuem nutrientes que otimizam a visão, proteger os olhos da luz azul, presente nos aparelhos tecnológicos atuais como tablets, celulares e computadores, usar óculos de sol de boa procedência e ir ao oftalmologista antes de sentir algum desconforto visual são atitudes capazes de promover sua saúde visual e manter seus olhos saudáveis.