A Importância da consulta oftalmológica

Problemas oftalmológicos na terceira idade
16 de maio de 2017
Como o clima influencia a saúde do olho
27 de junho de 2017
A Importância da consulta oftalmológica

Todos os sentidos das pessoas possuem importância e são necessários, porém, a visão é de fato, um dos mais valiosos para todos. Afinal, é pela visão que se faz o primeiro contato com o mundo.

Esta importância direcionada à visão vai de encontro a um dos maiores medos revelados pelo ser humano em diversas pesquisas: medo de ficar cego.

Para cuidar da saúde visual, é essencial que se faça de forma periódica, a consulta oftalmológica. Além disso, tomar precauções com nossa saúde ocular durante o decorrer da vida garantirá uma visão muito mais saudável e um mundo com muito mais cores.

Cuidados com a saúde ocular

Do nascimento até a vida adulta e madura, em todas fases da vida deve-se tomar cuidados acerca da saúde dos olhos, sendo que o papel e importância do médico na consulta oftalmológica é fundamental neste sentido.

O teste do olhinho, ainda na maternidade quanto o bebê nasce, é o primeiro procedimento executado na consulta oftalmológica.

Além disso, e preciso ficar atento aos olhos do bebê, e na possível ocorrência de determinados sintomas, como por exemplo, excesso de lacrimejamento e extrema sensibilidade à claridade. Caso seja notado algum destes sintomas, a criança deve ser levada a se consultar com o oftalmologista.

A idade de maturação do desenvolvimento da visão é por voltar de 5 anos, daí a importância de se tratar o quanto antes qualquer anormalidade. Na idade escolar, dificuldade de leitura e aprendizado podem indicar a presença de problemas na visão. Novamente, a consulta oftalmológica é de suma relevância.

Na adolescência e também na fase adulta, problemas como miopia, hipermetropia, entre outros, costumam constar nos diagnósticos médicos. Muitos destes casos poderiam ser evitados, caso fosse feita uma consulta oftalmológica anteriormente, portanto, fique sempre alerta com a saúde visual de seus filhos.

Além disso, cuide de sua saúde visual e procure sempre fazer o acompanhamento médico com um profissional de sua confiança.