Problemas oftalmológicos na terceira idade

catarata
O que é catarata? Quais são as causas? Tem tratamento?
3 de maio de 2017
A Importância da consulta oftalmológica
A Importância da consulta oftalmológica
23 de maio de 2017

Eyesight control in eye clinic

A terceira idade, via de regra, é caracterizada pelo aparecimento ou complicação de uma série de distúrbios da visão. Dentre os problemas oftalmológicos que surgem neste período da vida, catarata, glaucoma e retinopatia diabética estão entre os mais comuns.

O problema maior é que boa parte das pessoas só procuram a ajuda do oftalmologista quando a visão começa a ter falhas e os incômodos passam a ter maior intensidade, como por exemplo coceiras e lacrimejamento, vistas cansadas, etc.

É preciso ficar alerta: dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que 82% das pessoas cegas no mundo, tem mais de 50 anos.

Catarata

Dentre os problemas oftalmológicos na terceira idade, a catarata marca presença como um dos mais presentes. Ela é caracterizada pela opacidade no cristalino, o que por sua vez diminui a visão e pode levar à cegueira.

Glaucoma

Quanto ao glaucoma, se trata de um problema oftalmológico muito constante na terceira idade, capaz de deteriorar o campo visual e lesionar o nervo óptico. Em casos mais graves, o glaucoma causa cegueira.

O exame preventivo feito anualmente por um oftalmologista é imprescindível para prevenir e evitar a doença.

Retinopatia Diabética

Dados da OMS apontam que 75% de pessoas portadoras de diabetes por mais de 20 anos são atingidas pela retinopatia diabética.

Sendo assim, a retinopatia diabética se tratar de um dos males que mais acometem pessoas da terceira idade, relacionado diretamente com a diabetes, afetando a visão.

Por ser uma doença progressiva, a diabetes é capaz de atingir diferença áreas do corpo humano, chegando até os vasos sanguíneos dos olhos.

Além do controle da doença de diabetes por meio do acompanhamento médico, investir em uma alimentação mais balanceada, bem como consultas periódicas com o oftalmologista, são as melhores estratégias de manter a saúde visual na terceira idade.